Compostos de coordenação
sais duplos e compostos de coordenação
Compostos de adição são formados quando quantidades estequiométricas de dois ou mais compostos estáveis são colocados em contato.
Exemplos: KCl + MgCl2 + 6H2O ( KCl . MgCl2 . 6H2O CuSO4 + 4NH3 + H2O ( CuSO4. 4NH3. H2O
Os compostos de adição pertencem a dois grupos:
* Aqueles que perdem sua identidade em solução (sais duplos)
* Aqueles que mantêm sua identidade em solução (complexos)
Os íons complexos são indicados através do uso de colchetes e os compostos contendo esses íons são designados compostos de coordenação. A química dos íons metálicos em solução é essencialmente a química de seus complexos. Em particular, os íons dos metais de transição formam muitos complexos estáveis. Em solução, os íons metálicos “livres” são coordenados pela água ou por outros ligantes.
WERNER
Concluiu que nos complexos o metal apresenta dois tipos de valência:
* Valências primárias: não direcionais. O complexo geralmente existe na forma de um íon positivo. A valência primária é o número de cargas no íon complexo. Esta carga deve ser compensada por um número igual de cargas provenientes de íons negativos. O complexo [Co(NH3)6]Cl3 é constituído pelos íons [Co(NH3)6]3+ e 3Cl-. Portanto, a valência primária é 3 e três ligações iônicas são formadas.
* Valências secundárias: são direcionais. O número de valências secundárias é igual ao número de átomos ligantes coordenados ao metal. Atualmente esse número é denominado número de coordenação. Os ligantes são geralmente íons negativos como Cl-, ou moléculas neutras como NH3. Ligantes carregados positivamente, como NO+, são mais raros. No [Co(NH3)6]Cl3, os três íons Cl- estão ligados por meio das valências primárias, enquanto que os seis grupos NH3 estão ligados por meio das valências secundárias.
NÚMEROS ATÔMICOS EFETIVOS
Atualmente, o número de valências secundárias da Teoria de Werner é denominado número de coordenação do átomo