A natura na gestão financeira
Tema: Gestão Financeira e Sustentabilidade.
Autores:
Athos Monteiro Santos
Cíntia Aparecida Silva
Leonardo Ramos Costa
Talita Menezes
Bruna Lirolla
São Paulo
1º semestre/2012
Estrutura de pesquisa:
Balanço da empresa pré/pós-sustentabilidade
Contribuição ao meio ambiente
Desempenho das ações da empresa
Visão de marcado/consumidor
Potencialização da marca
Embalagens e fabricações sustentáveis
Equiparação com outras empresas do ramo
Abatimento no imposto de renda
Programa de sustentabilidade (protocolo de Kyoto)*
“A Natura é provavelmente o exemplo mais evoluído que vimos até o momento de empresa que gerencia o seu mundo em todas as suas cores e maximiza o valor agregado de sua ecologia”.
Christopher Meyer, “Standing on the Sun: How explosion of
Capitalism abroad will change business everywhere.”
Visão:
A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.
Como surgiu a natura
A Indústria e Comércio de Cosméticos G. Berjeaut Ltda. Foi fundada em 1969 por Jean-Pierre Berjeaut e pelo atual presidente da Natura, Antonio Luiz da Cunha Seabra, com o objetivo de vender com o objetivo de vender produtos de cuidado pessoal que fossem produzidos com fórmulas naturais, de alta qualidade e a preços competitivos.
Através das pesquisas e entrevistas com colaboradores, consultoras e consumidores foram identificados os quatro valores fundamentais da marca Natura: humanismo, equilíbrio, transparência e criatividade, que expressam o comportamento da empresa, a partir do que ela é e daquilo em que acredita. A nova marca foi desenvolvida e inspirada nesses valores, nas crenças e na Visão de Mundo Natura.
A nova logomarca,