Projeto de intervençaõ
Ler transforma os sonhos em realidade
Quem não se lembra de em pequenino gostar que lhe lessem histórias horas sem fim sem nunca dar sinal de cansaço ou de aborrecimento… transportavam-nos a um imaginário sem fim, onde tudo acabava bem. Quase sempre recordamos um avô, uma avó ou alguém familiar que nos contava mil e uma aventuras antes de irmos dormir, de preferência à frente duma fogueira acolhedora e quentinha. Estes eram os serões de antigamente de quem vivia no campo. Mas também na cidade se vivia o espírito de contar histórias antes de ir dormir, talvez aconchegado no quentinho dos lençóis às crianças sonhavam com as suas histórias preferidas.
Nos nossos dias o não ter tempo para nada, apoderou-se da hora de contar histórias e essa prática foi perdendo-se por entre caminhos pouco claros. Hoje em dia poucas crianças têm o privilégio de ouvir histórias em casa, contadas pelos pais ou familiares próximos.
Esquecemos muitas vezes que através das histórias a criança forma o gosto pela leitura, enriquece o seu vocabulário, amplia o mundo de ideias e conhecimentos desenvolvendo a linguagem e o pensamento.
As histórias estimulam a atenção, a memória, cultivam a sensibilidade e isso significa educar o espírito, ajudam por vezes a resolver conflitos emocionais e tão importantes, estimulam o imaginário da criança.
Como recurso pedagógico a história abre espaço para a alegria e o prazer de ler, compreender, interpretar a si próprio e à realidade, por isso, vamos começar a ler mais histórias às nossas crianças. Em primeiro lugar, a história é, para a criança, um instrumento ideal para manter o adulto perto dela. A mãe está sempre ocupadíssima, o pai aparece e desaparece segundo um ritmo