Sustentabilidade
1. Qual a finalidade da aplicação tecnológica? A construção civil é um dos setores que mais agridem o meio ambiente. Por esse motivo isso está sendo discutido pelas autoridades governamentais, além de haver uma forte onda de conscientização dos profissionais, como os produtores de materiais para construção, engenheiros, arquitetos, construtoras. Certamente as construtoras que estiverem preparadas para adequações e implantação de ações sustentáveis na prática, poderão aumentar a clientela, obtendo clientes mais satisfeitos, diminuição de desperdícios, maior valorização dos imóveis e conseqüentemente maior lucratividade.
E no futuro, a sustentabilidade poderá representar até mesmo a diferença entre a sobrevivência e a falência de algumas empresas.
A base da tecnologia aplicada na sustentabilidade na construção civil gira em torno de Ecomateriais (materiais renováveis, recicláveis, reutilizáveis, atóxicos); soluções tecnológicas inteligentes que promovam a economia de água e energia, redução da poluição e conforto de seus usuários e produtos que aproveitam a iluminação natural, regulam a temperatura, permitam o aquecimento solar, entre outros benefícios.
Outro fator que torna a construção civil mais sustentável é a implantação de uma gestão dos resíduos provenientes dos canteiros de obras. A destinação correta desse material, por exemplo, diminuí o descarte irregular do material em áreas impróprias, e proporciona a reciclagem.
2. Qual é a relação desta aplicação tecnológica com o meio ambiente ou a natureza?
A todo o momento essas tecnologias inovadoras estão relacionadas com o meio ambiente, pois o ser humano está a cada dia mais consciente do aquecimento global e de outros fatos que estão prejudicando o meio ambiente. Exemplo: Qualquer tipo de entulho (todo o material que sobra da nossa obra) não é considerado lixo comum e, por isso, não pode ser depositado em qualquer lugar. É necessário contratar