Briefing - bellow the line
Neoliberalismo pode ser definido como um conjunto de ideais políticos e econômicos, caracterizado pela defesa da exclusão do estado na economia. Esta é uma redefinição do liberalismo clássico, defendendo a liberdade do mercado, dando assim liberdade a economia de maneira geral dentro do país, para que essa possa crescer de maneira exponencial.
Além do crescimento econômico, as idéias políticas e econômicas capitalistas defendidas pelo neoliberalismo tem uma proposta de maior desenvolvimento social, posto que contribui para o bem-estar da população, uma vez que proporciona maiores possibilidades de prosperidade e poupa o cidadão de transtornos provocados pelas contribuições impostas pelo estado.
Ideais:
- Total liberdade às leis de mercado
- Limite na intervenção do estado na economia
- Privatização de algumas das empresas estatais
- Abertura comercial, reduzindo ou eliminando as taxas de alfândega sobre importações
- Liberdade de ação aos capitais internacionais
- Eliminar qualquer proteção ou incentivo à empresas nacionais
Segundo os neoliberais, essas medidas estimulam a livre concorrência, fazendo aumentar a produtividade e acelerando o crescimento econômico. O Neoliberalismo expandiu-se rapidamente ao longo da década de 80, e com a queda do socialismo, adquiriu um caráter de pensamento único, de verdade universal e de que não se pode contestar. Quem não concordava com seus princípios era considerado antiquado.
Década de 90: Espalhou-se pelo mundo e, nesse tempo, governado por Fernando Collor, o Brasil aderiu a essas idéias.
No Brasil:
O Neoliberalismo foi introduzido no Brasil somente por causa do fracasso do modelo econômico anterior, que era a substituição de importações, com forte participação estatal. Esse modelo começou a ser colocado em prática no governo de Getúlio Vargas, aderido para superar as tantas dificuldades geradas pela crise de 1929, que levou o sistema agrário-exportador brasileiro ao colapso.
O