Teoria geral da administraçao
UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA
Bacharelado em Sistemas de Informação
1º Período – 2012.2
Aluno: Luiz Paulo de Omena Toledo
Disciplina: Teoria Geral da Administração
Professora: Luciana Borges
Livro: Teoria Geral da Administração (Fernando C. P. Motta e Isabella F. G. Vasconcelos) 3ª edição.
Resumo do capítulo:
Escola Clássica e Movimento da Administração Científica
O foco da análise dos principais teóricos dessa escola foi o aperfeiçoamento das regras e estruturas internas da organização, onde eles viram que a partir do estante que a organização passa a ter estruturas adequadas e começam a ter um bom funcionamento e melhorando a produção, os problemas começam a se resolver, somando aqueles que se encaixam ao comportamento humano e a competição entre outras organizações.
Dois grandes destaques da escola clássica foram: Taylor e Fayol.
Taylor, em 1903 publicou nos Estados Unidos o livro Shop management, com formação norte-americana e suas atividades como consultor técnico levaram-no a preferir sempre a experiência e a indução ao método dedutivo e, consequentemente, a interessar-se mais pelos métodos e sistemas de racionalização do trabalho do trabalho na linha de produção.
Fayol, em 1916 foi publicado na França o livro Administração geral e industrial, se destacou ao salvar uma grande empresa metalúrgica da falência, com formação francesa e sua experiência como administrador de cúpula conduziram-no a uma análise lógico-dedutiva para estabelecer os princípios da boa administração. Seu estilo é esquemático e bem-estruturado, criou a clássica divisão das funções do administrador em: Planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar.
Outros nomes do mesmo tempo de Taylor e Fayol foram Frank e Lilian Gilbreth escreveram vários trabalhos sobre Administração Científica onde alguns dos textos escritos foram apresentados para os próprios trabalhadores da empresa, onde focavam estudos de tempos e