Membrana plasmatica
Membrana Plasmática
Cachoeirinha
2011
Centro Universitário Metodista IPA
Membrana Plasmática
Bruna de Freitas Velho
Histologia e Embriologia
Cachoeirinha
2011
Estrutura da Membrana Plasmática
Os lipídeos, substâncias oleosas, são as principais moléculas presentes na membrana plasmática e o fato deles não se misturarem com a água ajuda no papel da membrana plasmática de separação da célula do seu meio externo.
Os lipídeos da membrana são chamados de fosfolipídios e se organizam em uma bicamada (duas camadas justapostas). Os fosfolipídios possuem uma cabeça polar, formada por fósforo (que pode ficar em contato com a água) e caudas apolares (que não tem afinidade por água) que ficam voltadas para o interior da membrana. Além dos fosfolipídios a membrana também possui proteínas, que funcionam como portas e janelas da célula, e açúcares ligados aos lipídeos e às proteínas. Ou seja, a composição da membrana plasmática... é principalmente lipoprotéica ( lipídios + proteínas).
Citoplasma:
Organelas
VACÚOLOS: A função dos vacúolos é o armazenamento de substâncias, como glicose, vitaminas, sais, proteínas, hormônios, etc., além de controlar a pressão da célula realizada através da osmose.
LISOSSOMOS: São responsáveis pela digestão celular e pela autólise. O lisossomo é constituído por uma pequena vesícula que possui uma série de enzimas digestivas.
PEROXISSOMOS: São lisossomos (pequenas vesículas) que contêm a enzima catalase, responsável pela decomposição da água oxigenada.
COMPLEXO DE GOLGI: É uma organela composta por cisternas (sacos achatados) e por vesículas do RE liso. Possui cinco funções básicas
*formar o acrossomo; *presidir a secreção celular;
*formar o lisossomo; *participar da síntese de polissacarídeos;
*armazenar proteínas;
CENTRÍOLOS: O centríolo ajuda na separação das células