Membrana plasmática
1. Introdução 1
2. Objectivo 2
3. Metodologia 3
4. Resultados 4 Membrana Plasmática 4 I. Transporte passivo 5 II. Transporte Activo 6 III. Endocitose 6 IV. Exocitose 6
5. Conclusão 7
6. Bibliografia 8
1. Introdução
Todos seres vivos possuem sistema de Membranas com vários tipos de organelo. O presente trabalho irá focar-se num tipo especifico de organelo do Sistema de Membranas, nomeadamente Membrana Plasmática. Além deste sistema, o sistema de membranas da celúla ainda apresenta outros tipos de organelos celulares como o Reticulo Endoplasmático, os Lissosomas, os Vacúolos, o Núcleo, as Mitocôndrias, os Cloroplastos, os Ribossomas, os Centriolos, Os Cilios e flagelos.
2. Objectivo
O presente trabalho tem como principal objectivo o estudo analitico sobre a Membrana Plasmática, fazendo referência a sua definição, as suas funções, a sua estrutura e a constituição deste tipo de membrana.
3. Metodologia
A metodologia usada na pesquisa do presente trabalho foi através de um método consultivo pelo livro B12 da 12ª classe e alguns artigos retirados da Internet.
4. Resultados
* Membrana Plasmática
A celúla é um sistema biológico altamente complexo e organizado, delimitado no meio externo pela celúla plasmática designada também por plasmalemma. Esta constitui uma barreira protectora que, ao controlar de modo eficaz todas as trocas com o meio externo, mantém constante a composição do meio intracelular. Os outros tipos de membranas vivas da celúla assemelham-se á membrana plasmática quanto á composição quimica e a estrutura.
A membrana plasmática tem entre 7 a 9 nm de espessura, sendo tão fina que só pode ser vista ao microscópico electrónico. A sua constituição é lipoprotéica, ou seja, as proteinas estão associadas a fosfólipido.
Singer e Nicolson propuseram, em 1972 um modelo para a estrutura da membrana plasmática que ainda hoje é aceite, por ser aquele que melhor traduz o