Membrana plasmatica
A membrana plasmática é um envoltório celular, que pode ser observado através do microscópio eletrônico. Possui espessura entre 6 a 9 nm aproximadamente e seus componentes mais abundantes são fosfolipídios, colesterol e proteínas. É responsável por filtrar as substâncias que entram e saem dela mesma.
Há dois tipos de substâncias que atravessam a membrana, sendo elas:
Substâncias hidrossolúveis: solúveis em água
Substâncias lipossolúveis: solúveis em gordura.
As substâncias hidrossolúveis chegam ao interior da célula após passarem pelas proteínas transportadoras, atravessando os poros contidos nestas. Porém, isso só ocorre se as substâncias forem menores que os poros. Exemplos de substâncias hidrossolúveis: água (H2O), oxigênio (O2), gás carbônico (CO2), uréia, vitamina C, glicose, ácido salicílico, ácido láctico, proteínas pequenas, aminoácidos e sais minerais.
As substâncias lipossolúveis chegam ao interior da célula com facilidade, pois não precisam ser pequenas, já que a membrana plasmática é formada por lipídeo.
Os processos de transporte das substâncias através da membrana plasmática são classificados em:
Transporte Passivo: Difusão Simples, Difusão Facilitada e Osmose.
Transporte Ativo: Bomba de Sódio e Potássio, Endocitose e Exocitose.
Proteínas Transportadoras
Existem proteínas transportadoras, conhecidas como carreadoras. Elas são importantes e necessárias em alguns processos de transporte. Transportam pequenas moléculas orgânicas como açucares, aminoácidos e nucleotídeos, são seletivas e cada membrana possui seu próprio conjunto.
Permeabilidade da Membrana Plasmática
A permeabilidade de uma membrana é definida pela capacidade de ser atravessada por algumas substâncias e por outras não. Em uma membrana existe o solvente (meio líquido dispersante) e o soluto (partícula dissolvida). A classificação da permeabilidade de uma membrana é dividida em quatro tipos conforme abaixo:
- Permeável: Quando a membrana