jogos simbolicos
Estes jogos são considerados fundamentais para o desenvolvimento, por vários autores, favorecem a interacção entre crianças, estimula o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, emocional, social e cultural das crianças.
As características dos jogos simbólicos são: liberdade de regras (menos as criadas pela criança); desenvolvimento da imaginação e da fantasia; ausência de objectivo explícito ou consciente para a criança; lógica própria com a realidade; assimilação da realidade ao "eu".
Nestes tipos de jogos as crianças representam personagens como professores, polícias, bombeiros, para que “dêem asas à imaginação”.
Exemplos:
Fazer construções livres; fazer construções com objectos pequenos, grandes, altos, baixos, por cores; brincar á viagem ao espaço, à selva, ao circo, banda musical; brincar á apanhada imitando animais; pedir aos alunos que inventem brincadeiras.
Brincar a apanhada imitando animais
“O Pulo do Sapo”
Marcar no pátio as linhas de partida e chegada. Ao sinal dado, os participantes, em posição de sapo (de cócoras), devem sair pulando até a linha de chegada. Vence aquele que chegar primeiro.
“Imitando Tartaruga”
Escolhem-se quatro jogadores para apanharem. Os jogadores, para evitar serem apanhados, deitam-se de costas no chão, com os braços e pernas para cima imitando uma tartaruga. Quando estiverem na posição da tartaruga, não poderão ser apanhados. Termina a brincadeira quando todas as crianças forem apanhadas.
“Corrida do Cachorrinho”
Marcar um ponto de partida e outro de chegada. Os participantes devem imitar a posição de cachorro, alinhando-se na partida. Ao sinal, saem depressa em direcção à linha de chegada. Quem chegar primeiro ganha.
“Voa, não