jogos simbolicos
EDUCAÇÃO FÍSICA
"JOGOS SIMBÓLICOS"
Integrantes:
Pâmela Tomazolli - nº 08
Thaís Ribeiro - nº 21
Vanessa Moutinho - nº 24
Turma: 14105C
DISCIPLINA: Práticas Pedagógicas
Professores:
Ariovaldo Rabello
Norma P. de Oliveira
São Paulo, 30 de abril, 2013
SUMÁRIO
I. Introdução ..........................................................................................03
II. Plano de aula.....................................................................................04 2.1 – Dados de Identificação................................................................. 2.2 – Tema 2.3 – Objetivos Específicos 2.4 – Conteúdos 2.5 – Cronograma 2.6 – Recursos Materiais 2.7 – Método 2.8 – Critérios de Avaliação
III. Conclusão
IV. Referências Bibliográficas
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo, desenvolver através de jogos simbólicos, habilidades de locomoção, manipulação e estabilização, em alunos de 4-5 anos de idade.
Ao respeitarmos a natureza das crianças as deixando se expressar, proporcionamos a educação a partir da experiência sensorial, garantindo seu desenvolvimento intelectual e respeitando seu ritmo individual. (Maria Montessori)
A escola, enquanto meio educacional, deve oferecer a oportunidade de uma boa prática motora, pois ela é essencial e determinante no processo de desenvolvimento geral da criança. Muitas vezes, é o espaço onde, pela primeira vez, as crianças vivem a situações de grupo e não são mais os centros das atenções, sendo que as experiências (cognitivas, afetivas e motoras) vividas nesta fase darão base para um desenvolvimento saudável durante o resto de sua vida (GALLAHUE; OZMUN, 2005; GALLAHUE; DONNELLY, 2008). Freire (1992) destaca que a escola não deveria trabalhar com a criança no sentido de treiná-la para ser adulta, mas sim no sentido de a criança construir e reforçar as estruturas corporais e intelectuais de que dispõe.
O brincar não visa somente à