Jogo simbólico
O Jogo simbólico na Idade Pré-Escolar
Joana Mendes
Trabalho realizado na Unidade Curricular
Metodologia de Estudo e da Investigação
1º ano Turma C/D
Docente: Fernando Barone
Ano Letivo: 2013/2014
Fevereiro de 2013
Resumo
O interesse em procurar saber mais acerca do jogo simbólico no desenvolvimento da criança, surgiu associado ao fato de cada vez mais se falar da influência do mesmo na formação do comportamento da criança, tendo vindo a ganhar cada vez mais importância entre pais e educadores. Até há relativamente pouco tempo, era considerado que o brincar era perda de tempo, ou algo sem significado algum. Contudo, através dos estudos realizados por estudiosos como Vigotsky e Piaget, entre outros, comprovou-se que a brincadeira influencia a formação do comportamento social da criança e que cada brinquedo, cada tipo de brincadeira, pode trazer benefícios que acompanharão a criança, certamente, para o resto da sua vida.
Segundo Vigotsky (1998), a criança em idade pré-escolar envolve-se em um mundo ilusório e imaginário onde os desejos não realizáveis podem ser realizados, e esse mundo é o que chamamos de brinquedo. A imaginação é um processo psicológico novo para a criança, representa uma forma especificadamente humana de atividade consciente.
Indice
1. Apresentação 4
2. Introdução 5
3. Revisão de literatura 3.1 – Os primeiros sinais de jogo simbólico na criança 6 3.2 – A importância do Jogo Simbólico 7 3.3 – O papel do educador