Jogos simbólicos imaginário
Objetivo Geral: Proporcionar o desenvolvimento da imaginação, criando situações imaginárias no jogo de faz de conta, onde a criança possa criar e re-criar a dimensão imaginária a partir do vivenciado, observado ou conhecido.
Objetivos Especìficos:
Estimular e desenvolver a atenção, quando ouve os comandos do jogo que serão por eles repedidos, e as sugestões criadas pelo professor (a) e pelas demais crianças, para o passeio imaginário.
Motivar a criança à criatividade, quando o professor(a) criar espaço de participação oral, para que a criança crie ações dentro da floresta imaginária.
Proporcionar oportunidade de desenvolvimento da memória por meio da interlocução do professor(a), quando este dá os comandos do jogo.
Desenvolver as linguagens oral e gestual da criança quando lhe é solicitada a participação na criação do comando e na execução do mesmo.
Trabalhar a afetividade, por meio das inter-relações das crianças quando em momentos de sentimentos como medo por exemplo, elas se apoiam mutuamente.
Trabalhar a consciência corporal, no estímulo ao desenvolvimento da capacidade de abstração, quando a criança possa se perceber sentada na roda e ao mesmo tempo passeando dentro de outro espaço (a floresta), no jogo simbólico.
Proporcionar a experiência imaginária de contato com a natureza, objetivando o respeito e o gosto pela cultura do contato com esse ambiente e seus elementos (árvores, animais, rios, vento, pedras...)
Idade: a partir de 3 anos.
Número de participantes: Suficiente para uma brincadeira de roda.
Recursos: Material humano com suas linguagens: oral e gestual.
Tempo de duração do jogo: Enquanto houver interesse das crianças.
Regras: Ouvir e executar os comandos, do professor(a) e das outras crianças que participarem oralmente do jogo, emitindo movimentos, gestos e sons propostos.
Procedimentos:
O Jogo se constitui em uma brincadeira de roda, onde inicialmente o(a) professor(a) é