Trabalho Mensagem
Tema:
Contos de Fadas: um caminho para o imaginário infantil
4 - Fundamentação teórica:
4.1 A criança de 2 a 4 anos de idade
Nesse período tudo é novo, tudo é descoberto, a criança desenvolve noções até então desconhecidas por ela, noções de tempo, de espaço, de ordem, seu aprendizado é decorrente das suas relações sociais estabelecidas desde o seu nascimento. Segundo Vygotsky (1998) o aprendizado de mundo nessa idade se dá através da memória, pois é quando a criança começa exercitar suas funções de memória, de linguagem, de afetividade e imaginação que o possibilita criar novas ferramentas sociais:
Nos primeiros anos de vida, a memória é uma das funções psíquicas centrais, em torno da qual se organizam todas as outras funções. A análise mostra que o pensamento da criança de pouca idade é fortemente determinado por sua memória. (VYGOTSKY, 1998, p. 44) Também, um aprendizado muito importante e característico na criança de 2 a 4 anos é a linguagem, o aprendizado da linguagem é um fator determinante para o desenvolvimento da emoção, da imaginação e da percepção de mundo, além disso, possibilita a troca mediatizada com os outros, o que segundo Vygotsky é o ponto de partida para o aprendizado da criança.
Falar do desenvolvimento infantil também é falar de Piaget, para ele o desenvolvimento infantil perpassa por diferentes estágios que vão desde o nascimento até a fase adulta. Aos dois anos de idade, a criança entra no estágio pré-operatório e vai até aproximadamente aos sete anos, esse período do desenvolvimento humano também é conhecido de simbólico, pois é o período da fantasia, do faz de conta, da imaginação que são fortemente evidenciados até os quatro anos de idade. Para Piaget (apud WADSHORTH, 1993) essa idade é marcada por vários tipos de representação de importância para o seu desenvolvimento, são eles: a imitação diferida, o jogo simbólico, o desenho, a imagem mental e a linguagem falada.
No que se segue,