matematica financeira
O objetivo do trabalho é apresentar de forma simples, objetiva e resumida os Fundamentos da matemática Financeira. Trata-se de um estudo que pode ser a maior tomada de decisões do nosso dia a dia. Nem sempre as operações que temos que enfrentar no nosso cotidiano estão bem claras, para que podemos tomar as decisões correta. Cálculos financeiros algumas vezes básicos pode nos ajudar a fazer bons negócios e economizar dinheiro.
O objetivo deste trabalho é nos mostrar a diferença entre o juro simples e o juro composto e o que a também de comum entre os dois como:
Formula: ao se tratar com formulas, a taxa de juros deve ser expressa em sua forma centésima.
Valor do juro: juro incide sobre o saldo devedor do período anterior. Uma parcela de juros é obtida pela multiplicação do valor presente P, ou de origem, pela taxa i e pelo tempo n.
Valor futuro Fn: o montante pago/recebido em n períodos é composto pelo valor presente P, ou de origem, mais ou juros.
Capitalização: quando o período de capitalização dos juros for igual a 1, os sistemas de juros simples e composto apresentarão o mesmo valor futuro F1.
NOÇOES DE JUROS SIMPLES ( LINEARES)
A definição de capitalização a juros simples se concentra na aplicação direta dos conceitos mais básicos de matemática. O valor do montante de uma divida pode ser calculado de forma linear e muitas vezes até de maneira intuitiva
Importante também ao realizar qualquer calculo financeiro temos que certificar de que o tempo da taxa esteja na mesma base. Assim um valor pode ser capitalizado ou descapitalizado a juros simples ou composto desde que o tempo e a taxa estejam na mesma base.
Juros Simples (Js)
Fórmula: Js = PV * i * n
No exemplo: Js = R$ 1.000,00 * 0,03 * 1 = R$ 30,00
Note-se que se i é dado em mês, n deve estar na mesma base.
Note-se também que i deve ser considerada em número puro e não em percentual, portanto, i = 3% = 3 / 100 = 0,03.
Montante (M) ou Valor Futuro