Resumo Romantismo
Depois da morte do pai, James Mil se liberta do acesso aos próprios desejos! É inevitável que esta concepção da natureza humana como desejante e impulsiva,é inevitável que esta energética e esta concepção não disciplinar do controle dos impulsos,mas desenvolve-los em equilíbrio, e doma-los e extingui-los.
Stuart Mill concluiu após se impor ao calvinismo: “ Não é desgastando no sentido da uniformidade tudo que é individual nos homens,mas cultivando-o e suscitando-o,dentro dos limites impostos pelos direitos e interesses de terceiros,que os seres humanos se tornam objeto de contemplação,nobre e belo”.
O reconhecimento e a valorização das diferenças individuais acarretam a reivindicação da desigualdade e diversidade nos modos de vida,a liberdade de opções e a tolerância diante das minorias.
O maior mérito de on liberty reside no seu valor como testemunho pessoal de um filósofo que,tendo sofrido na carne o impacto da disciplina utilitarista e vendo ao seu redor crescerem as forças coletivas,os controles sociais,o peso da administração burocrática e as malhas finas da opinião pública,tenta defender os espaços ameaçados da privacidade e da liberdade nesta versão romantizada do liberalismo.
Tocqueville costuma ser lembrado como um arguto e pioneiro estudioso do individualismo moderno,que segundo ele não consiste apenas na separação e autonomização dos indivíduos,no seu virtual isolamento das coletividades e das tradições,no investimento maciço de cada um em si mesmo e na própria independência,e também valoriza e enfraquece o individuo,dá mais status e responsabilidades e mais ameaças e desamparo.
O que há de mais instigante em sua análises,são as relações que estabelece entre uma cultura