Romantismo Resumo
Contexto: Teve início na Europa no final do século XVIII (fim da idade Moderna e início da Idade Contemporânea), espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX. Das classes sociais desse período, a nobreza e a pequena burguesia são as classes que vão atuar essencialmente no movimento romântico. Assim, o romantismo expressa os sentimentos dos descontentes com a nova ordem socioeconômica, isto é, com o capitalismo industrial.
Temática: Amor platônico: (amor inalcançável). Escapismo: (ver a morte como salvação para o sofrimento da vida). Neoplatonismo: (idealização de um mundo melhor onde existe o amor). Extrema subjetividade: (caracterização do mundo de acordo com o que o próprio ser entende, uso frequente da emoção). Idealismo: (pensamento de que há algum tipo de perfeição, e no caso do romantismo, essa perfeição é palpável pelo amor ideal).
Principais Autores e Obras: “Cantos e Inocência” do poeta inglês William Blake, “Os Sofrimentos” do Jovem Werther e “Fausto” do alemão Goethe, “Baladas Líricas” do inglês William Wordsworth e diversas poesias de Lord Byron. Na França, destaca-se “Os Miseráveis” de Victor Hugo e Os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas. No Brasil quem se destacou foi Gonçalves Dias, Manuel Ântonio Alvares de Azevedo, Castro Alves, entre outros.
Figurino e adereços: As moças queriam ser ladies, e os rapazes corsários ou cavaleiros.
Características: Valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história. Este período foi fortemente influenciado pelos ideais do iluminismo e pela liberdade conquistada na Revolução Francesa.
Linguagem: O egocentrismo, o predomínio da poesia lírica, o relativismo, a insatisfação o idealismo.
Língua: Os três países de onde o romantismo floresceu falavam: Inglaterra: Inglês; Alemanha: Alemão; Itália: Italiano.
Espaço Cênico: Teatro e Óperas. Com a inovação da luz a gás, todo o espaço do palco pôde ser explorado, pois o ator não