Recursos humanos de uma organização
Gestão De Recursos Humanos
Temas de Pesquisa:
Organização e sua relação com a área de G.R.H.
Recursos Organizacionais.
Conceito de Organização.
Organização e sua relação com a área de G.R.H.
A mecanização trouxe ganhos elevados de produtividade e de lucratividade. As organizações passaram a operar como máquinas e, portanto, esperava-se que os funcionários se comportassem essencialmente como se fossem partes das máquinas. O comportamento-máquina esperado das organizações deveria responder ao conceito: rotina, eficiência, confiabilidade e previsibilidade.
Empiricamente, pode-se afirmar que esta concepção de administração restritiva ainda predomina na maioria dos ambientes de trabalho do século XXI. Este comportamento, de certa forma, explica a padronização da emocionalidade, a apatia, a desmotivação, a falta de alegria, o desprazer, o descuido e a falta de dignidade encontrada nas empresas. Fica claro que as organizações têm que se conscientizar da importância da satisfação para o alcance dos objectivos organizacionais, do contrário as emoções geradas pela insatisfação tomarão conta do ambiente das empresas, baixando sua produtividade, diminuindo a qualidade e aumentando o trabalho.
Com o objectivo de integrar as necessidades individuais e organizacionais, uma nova teoria organizacional vem surgindo, mostrando como as estruturas burocráticas, estilos de liderança e a organização de trabalho de maneira geral podem ser modificados gerando motivação. Estas acções têm como objectivo fazer com que os trabalhadores sintam-se mais úteis e importantes, dando-lhes mais autonomia, responsabilidade e reconhecimento.
Algumas medidas podem ser tomadas a fim de influenciar o comportamento dos trabalhadores, com vistas a optimizar o funcionamento eficaz e eficiente da empresa, através de uma padronização de posturas e comportamentos, tais como: - Descrição e estrutura de cargos e salários;