Jogos, brinquedos e brincadeiras
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 MODALIDADES ACESSÍVEIS 5
3.1 MANIPULAÇÕES 5
3.2 ACROBACIAS 5
3.3 EQUILÍBRIO 6
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O desejo de romper com práticas tradicionais é uma das motivações de introduzir o circo nas aulas de Educação Física. O planejamento das aulas tem dois objetivos: Ampliar o repertório de práticas da cultura corporal da garotada para além dos esportes coletivos e propor algo que representasse um desafio tanto para o professor como para seus alunos, acostumados apenas a jogos de quadra.
A proposta a ser abordada terá uma sintonia com orientações mais recentes para o ensino da disciplina. Em síntese, o que importa é propiciar o contato com manifestações diversas e ensinar a importância do trabalho em equipe e da convivência com diferentes pessoas.
2 DESENVOLVIMENTO
As primeiras manifestações circenses de que se tem notícia fora registrada há mais de três mil anos em pinturas encontradas na China. Elas retratavam acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Registros do gênero também foram localizados no Egito, na Índia e na Grécia antiga, algumas modalidades, como acrobacias, chegaram a ser incluídas em jogos olímpicos disputados na Antiguidade.
“Adaptar a prática á realidade dos alunos e seus conhecimentos prévios é um grande avanço para essa disciplina.”
O projeto é um bom exemplo de que é possível desenvolver um tema como um circo sem necessariamente ser especialista no assunto, mas para colocar o projeto em ação o primeiro passo é mergulhar de cabeça nesse universo entre pesquisas como artigos científicos, livros de referência e busca na internet. Mas para que o projeto haja êxito teria quer ser realizado no âmbito escolar, para isso acontecer vamos usar apenas materiais já existentes na escola ou que pudesse ser adaptados.
3 Modalidaes acessíveis
3.1 manipulações
Exercício Malabares
O que usar?
Balões de ar,