Jogos, Brinquedos e Brincadeiras
2) O brinquedo ajuda a criança interagir, assimilando seus códigos, o que lhe permite sua comunicação com outros membros da sociedade, tanto no plano verbal quanto no não verbal.
3)Pode ser definido como uma brincadeira ou uma representação social.
Uma brincadeira, pois a criança utiliza de sua imaginação transformando o objeto em qualquer coisa.
Uma representação social porque mesmo ele sendo utilizado ou não em uma situação de brincadeira, ele conserva seu caráter de brinquedo, e pela mesma razão é destinada a criança.
4) Porque esse brinquedo pode ser considerado como uma “mídia” que transmite a criança certos conteúdos simbólicos, imagens e representações produzidas pela sociedade que a cerca.
5) A originalidade não se limita somente nas suas características físicas e seu conteúdo simbólico, mas sim no seu conjunto fornecendo para criança uma dimensão de funcionalidades a esse objeto. Exemplo: Um carrinho pode se transformar em um foguete.
6)O brinquedo é portador de uma multiplicidade de relações, não somente voltado a interação lúdica. O primeiro nível é aquele do objeto possuído, no sentido de que ele pertence a criança de um modo mais claro, podendo assim passar pela experiência de posse e das negociações necessárias com os outros diante do desejo de utilização.
Antes do brinquedo ser possuído, o brinquedo foi escolhido, comprado e oferecido.