Análise do roteiro do filme: Equilibrium
Tipo de Roteiro: Jornada do Heroi.
Inicio: Após a 3º guerra mundial, todos entram em um consenso de que a causa das guerras era o sentimento humano, sendo assim, um conselho mundial cria uma droga chamada Prozium que inibe todos os sentimentos humanos, e a população é obrigada a usá-la diariamente, e todas as formas de arte são proibidas/destruídas. Quando o filme começa nosso herói, John Preston é um personagem corrompido pelo governo mundial, tem uma alta patente, é um Alto Sacerdote Grammaton especialista em uma arte marcial que utiliza arma de fogo, conhecida como Gun Kata, e dedica sua vida em prol da causa.
Faze de incerteza: Após ser obrigado a matar seu parceiro em exercício de sua função, nosso herói passa a ter lembranças do passado e questionar seus próprios valores. Em resposta a uma serie de acontecimentos John decide parar de tomar as doses de Prozium e volta assim a ter sentimentos humanos depois de uma vida toda dedicada a caçar pessoas que haviam feito o mesmo. Nessa faze ele se apaixona por uma rebelde capturada, que tem dia marcado para sua execução.
Faze de Transformação: John esta mudado, agora ele pode sentir, e cada pequena sensação é uma experiência única, porém ele tenta se manter focado e não demonstrar sua nova condição. Em uma nova intervenção contra um grupo de rebeldes nosso herói é exitante fazendo assim despertar uma desconfiança em seu novo parceiro. A inversão de valores acontece de maneira muito rápida nessa faze, os sentimentos estão a flor da pele, e John luta para manter as aparências. Seus métodos antes severos agora passam a ser questionados por seus superiores.
Faze de Auto Afirmação: Depois de ser pego em flagrante por violação do sentimento, John usa toda a sua habilidade para fugir, matando todos os homens do governo que vieram em seu encalço. Na missão seguinte envolto na matança de mais rebeldes Jonh ajuda um grupo a fugir, mais uma vez lutando e