E D matemática Teorema de Pitágoras
Clayton Aparecido da Silva Melo
Denilson Lourenço Mira
João Pedro de Souza Santos
Júlio César de Oliveira Filho
Marcelo Bacchiega
O Teorema de Pitágoras
Matemática Aplicada
ETEP Faculdades
Orientador – Prof. Roger Caetano
São José dos Campos / SP
2013
SUMÁRIO
Resumo 3
1. A Vida de Pitágoras de Samos 4 1.1 O nascimento de Pitágoras 1.2 O primeiro contato com a filosofia 1.3 Fundação da escola Pitagórica 1.4 Fim da vida e legado
2. O Teorema de Pitágoras 7 2.1 Enunciado 2.2 Exposição 2.3 Aplicações
3. Os números irracionais 9
4. Ditos Pitagóricos 10
Referências Bibliográficas 11
Introdução
Pitágoras de Samos foi um filósofo e matemático grego que nasceu em Samos entre cerca de 571 a.C. e 570 a.C. e morreu em Metaponto entre cerca de 497 a.C. ou 496 a.C, o qual teve uma grande importância para a Matemática, Filosofia, Astronomia e Música.
Marcou seu nome na história da matemática com o famoso “Teorema de Pitágoras” o qual abordaremos nesse trabalho.
1. A vida de Pitágoras de Samos
Segundo a tradição, a pitonisa do oráculo de Delfos avisou aos pais de Pitágoras - o rico joalheiro Mnésarcnos e sua mulher Parthénis - que o filho esperado por Parthénis seria um homem de extrema beleza, inteligência e bondade, e iria contribuir de forma única para o benefício de todos os homens. Quando a criança nasceu na ilha de Samos, na Grécia, numa data que se situa entre 570 e 590 a.C., os seus progenitores deram-lhe o nome de Pitágoras, em homenagem à pitonisa que havia previsto para ele uma vida incomum.
Dentre as lendas que cercam a vida de Pitágoras, algumas asseguram que ele na verdade não era um homem comum, mas sim um deus que tomara a forma de ser humano para melhor guiar a humanidade e ensinar a filosofia, a ciência e a arte.
Nessa época, na ilha de Samos havia, no aspecto religioso, duas correntes opostas: de