Jean Piaget
Jean Piaget, biólogo formado, começou aos 23 anos trabalhar com o estudo sobre o raciocínio da criança, em como se constrói o conhecimento do ser humano.
Embora não seja um pedagogo formado, Piaget com suas descobertas teve grande impacto na pedagogia, contribuindo muito para a educação. Suas observações científicas ao processo de conhecimento pelo ser humano, principalmente o da criança, deu origem a uma teoria que ele próprio denominou Epistemologia Genética.
O desenvolvimento das estruturas mentais e cognitivas segue uma evolução gradativa, e estão organizados em quatro estágios de desenvolvimento:
• Sensório Motor (de 0 a 24meses) – Tem por base a inteligência pratica a inteligência que vem anterior à fala, do objeto permanente e da construção do real através das percepções, a causalidade.
• Pré- operatório (de 2 a 7 anos) – É a fase de introdução à linguagem, à introdução à moralidade, tem dificuldade em perceber o ponto de vista do próximo, ou seja, o egocentrismo.
• Operatório Concreto (dos 7 aos 12 anos) – Só consegue operar sobre o que vivencia, toca, vê... presa a realidade concreta.
• Operatório Formal (a partir dos 12 anos) – É capaz de aplicar sua lógica mesmo em objetos abstratos.
Dentre as ideias básicas de Jean Piaget estão seus conceitos de assimilação, acomodação e equilibração, que de uma forma resumida podemos dizer se tratar de:
• Assimilação – Interpretação do mundo num geral.
• Acomodação – Organização das estruturas mentais para adaptar-se as novas experiências.
• Equilibração – Estabilidade da organização mental pelo fato do conhecimento da inteligência, o que permite ao individuo uma maior compreensão da realidade.
As conclusões das pesquisas de Piaget contribuíram para fundamentar alguns princípios pedagógicos adotados e proclamados pelo movimento da Escola Nova, ratificando a validade de sua aplicação.
A primeira razão por Piaget ser tão estudado na pedagogia é que a mesma lê as