Telhamentos
TELHAS CERÂMICAS
A fabricação das telhas cerâmicas é feita por um processo similar ao do tijolo comum (extrusão, seguida por prensagem ou diretamente por prensagem. A argila deve ser porém, mais fina e homogênea, afim de ser mais impermeável sem grande deformação no cozimento. Elas pode ser dos seguintes tipos:
FRANCESA
PAULISTA OU CANAL OU COLONIAL
PAULISTINHA
TIPO PLAN
TELHAS CERÂMICAS
Telha francesa são utilizadas de 15 a 16 peças para cobrir um metro quadrado medido em plano horizontal. O mínimo de caimento com que deve ser utilizadas é o de 35%, sendo mais garantido o emprego de 40% de rampa.
Os caimentos dos telhado são medidos por porcentagem de rampa, isto é, a relação entre as distancia vertical expressa em porcentagem.
Ex: Telhado com 35% de caimento.
TELHAS CERÂMICAS
CONDIÇÕES PARA O INICIO DO SERVIÇO
A estrutura de madeira do telhado deve estar concluída, inclusive o ripamento, obedecendo a galga das telhas (espaço delimitado pelo tipo de telha para a distancia entre as ripas) e as calhas
(quando houver).
A) TELHA FRANCESA
As telhas francesas serão sempre usadas quando queremos um telhado econômico, pois entre as telhas cerâmicas é a que cobre maior área por peça, resultando em uma quantidade igual à metade daquele produzido pelas telhas paulistas.
B) TELHAS PAULISTAS
São também conhecidas com os nomes de telha tipo canal ou colonial.
Constituem –se de duas peças diferentes: canal, cujo papel é de conduzir a água e capa que faz a cobertura do espaço entre dois canais.
TELHAS PAULISTAS
São necessárias 30 a 32 peças para cobrir um metro quadrado em plano horizontal, sendo 50% canais e 50% capas, as capas servirão também para cobrir as cumeeiras.
Devem ser utilizadas com um caimento mínimo de 28% para evitar vazamentos no forro são telhas de melhor aspecto que o tipo Francesa.
Duas vezes a mais que o preço das francesas