Direito civil
Introdução
O trabalho que ora é apresentado foi desenvolvido com base na aplicação da disciplina filosófica no curso de direito das instituições de ensino superior. Busca-se demonstrar para os ingressantes na seara jurídica a importância da filosofia do direito para os seus operadores. Possibilitando a obtenção de conhecimento crítico, que desperte nos alunos o verdadeiro sentido do saber.
Para isso se faz importante o esclarecimento do verdadeiro significado da filosofia geral e jurídica no curso de direito. É mais que oportuno o estudo do direito tomando como norte os princípios do conhecimento filosófico. Faz-se necessário que os bacharelandos na seara jurídica entendam o verdadeiro sentido da filosofia na construção do conhecimento e na formação do profissional.
Procuraremos expor de forma singela e mais elucidativa possível, qual o verdadeiro significado da matéria, bem como a potencial relevância que ela proporciona na construção do conhecimento. Como este é obtido, sob o ponto de vista que possibilite esclarecer a relação do sujeito cognoscente com o objeto cognoscível, fazendo surgir um novo indivíduo no contexto social.
A Filosofia do Direito.
Substancial importância para o estudo do tema proposto é obter as definições da Filosofia Jurídica, tarefa que exige um labor árduo. Relevante é esclarecer que a Filosofia do Direito não é uma disciplina jurídica independente da Filosofia Geral, mas aquela está contida neste, uma vez que a Filosofia como tal, procura investigar os temas que diz respeito à universalidade da relação humana, e, sendo o direito uma “ferramenta” obrigatória para a consolidação da convivência do homem como um ser social, que precisa de limitações e garantias encontradas por intermédio do direito. Este é fundamental para a convivência do homem em sociedade. Desta forma o direito se coloca como algo complexo e que precisa ser explicado. Assim se propõe a