pinturas
ESCOLA DE ENGENHARIA
PINTURAS
Orientado pela Prof.ª Flávia Mattos para a disciplina de Construção Civil.
Rio Grande, novembro de 2012.
SUMÁRIO
Introdução
3
Pintura – Usos e Finalidades
4
Equipamentos
6
Materiais
8
Aplicação de Tintas de Acabamento
10
Pintura Externa
11
Pintura Interna
14
Pintura de Foros
16
Pintura de Pisos
17
Pintura em Madeira
18
Pintura em Cal
20
Pintura em outras superfícies
21
Patologias
22
Conclusão
26
Bibliografia
27
INTRODUÇÃO
Na construção civil a pintura representa uma operação de grande importância, uma vez que as áreas pintadas são, normalmente, muito extensas, implicando num alto custo. Há uma tendência natural em considerar a pintura uma operação de decoração, porém, além de decorar e proteger o substrato, a tinta pode oferecer melhor higienização dos ambientes, servindo também para sinalizar, identificar, isolar termicamente, controlar luminosidade e podendo ainda ter suas cores utilizadas para influir psicologicamente sobre as pessoas.
O presente trabalho teve por finalidade expor os usos e finalidades da pintura, bem como apresentar seus materiais adequados na execução e seus diversos tipos de aplicações em determinados ambientes.
PINTURA - Usos e Finalidades
A aplicação de um revestimento com pintura na superfície é feita com a finalidade não somente de decorar, mas também de proteger a parede e por razões especiais como o melhoramento das condições ambientais, segurança, higiene, resistência a microorganismos, resistência química. E podendo ainda ter as cores como influência psicológica para o ambiente.
ESTÉTICA – Quando se pretende alterar o aspecto visual de qualquer superfície ou estrutura, incluindo pavimentos, mobiliário e equipamentos, ou corrigir o aparecimento de defeitos em superfícies anteriormente pintadas tornando-os mais agradáveis