Maomé história do diereito
Maomé, Muhammad ou Mohammed foi um líder religioso e político árabe. Segundo a religião islâmica, Maomé é o mais recente e último profeta do Deus de Abraão.
Muhammad nasceu em Meca em 570 d.C. Era filho de Abdullah e de Amina. O pai de Muhammad faleceu pouco tempo antes do seu nascimento, deixando à esposa como herança cinco camelos e uma escrava.
Entre as famílias de Meca existia na época a tradição de entregar temporariamente as crianças às famílias beduínas que viviam no deserto, uma vez que se considerava que o clima de Meca era pouco saudável para elas. Além disso, acreditava-se que uma temporada de vida no deserto prepararia melhor a criança para a vida adulta.
Infância e Adolescência
Em troca desta adoção temporária, os beduínos recebiam presentes dos habitantes de Meca. Apesar das limitações econômicas de Amina, ela entregou Muhammad aos cuidados de uma ama-de-leite chamada Halíma (Haleemah).
Quando Muhammad tinha seis anos de idade a sua mãe faleceu. Muhammad passou a viver então com o seu avô paterno, Abu Al-Muttalib, e com os filhos destes, entre os quais se encontravam Abbas e Hamza e que eram praticamente da mesma idade que Muhammad, fruto de um casamento tardio do avô.
Abu Al-Muttalib, avô de Maomé ocupava em Meca o importante cargo de siqáya (serviço de distribuição pelos peregrinos da água sagrada do poço de Zamzam).
Dois anos depois, o avô de Muhammad faleceu e este foi viver com o seu tio Abu Talib, novo chefe do clã Hachemita.
Durante a adolescência Muhammad foi pastor e teria também acompanhado o seu tio em expedições comerciais à Síria.
Segundo os relatos muçulmanos, quando Muhammad, o seu tio e outros acompanhantes regressavam de uma destas viagens cruzaram-se perto de Bosra com um eremita cristão chamado Bahira que após ter examinado Muhammad concluiu que este era o enviado que todos aguardavam.
Bahira recomendou a Abu Talib que levasse o seu sobrinho para Meca e que velasse pelo bem-estar deste.
Mais