pintura
Hoje temos alguns tipos.
As mais conhecidas são tintas Acrílica e PVA que pode ser utilizada em gesso e alvenaria. Esses dois tipos de tintas são a base de agua. A tinta acrílica é encontrada em 3 tipos de acabamento (fosco, acetinado e semibrilho), na sua composição ela tem uma resina acrílica que fecha os poros tornando a tinta impermeável e com uma grande resistência as intemperes. Diante dessas características ela é ideal para a área externa. Já a tinta látex PVA so é encontrada no acabamento fosco, é bem mais barata que a tinta acrílica. Porém não é indicado o seu uso em are externas por ter baixa resistência as intemperes e se sujar a área pintada será mais difícil a limpeza dessa área. Essas duas tintas são divididas em três níveis de qualidade. Econômica, standard e premium. Em alguns casos a tinta PVA premium pode ser utilizada na área externas.
Cal É muito barata e de fácil aplicação mas não é lavável, usada em muros e exteriores. O acabamento das paredes caiadas não é tão rebuscado claro.
Mas dá um ar rústico de pintura e cumpre o papel de proteger a parede. Pode se misturar pigmentos naturais ou até de fábrica para embelezar a pintura.
Para madeira e metal temos as tintas óleo que já não são muito utilizadas por ser altamente toxicas e temos também o esmalte que veio para substituir a tinta óleo. O esmalte tem um acabamento acetinado dando a sensação de ter uma película por cima da pintura.
Existe também a tinta epóxi, uma tintada muito boa para piso de concreto que tenha um alto nivel de circulação, piscina, azulejos, ferro e aço. Por ela ter excelentes propriedades físicas, mecânicas e químicas, ou seja tem uma resistência à abrasão, aderência e dureza e resistência a agua. Essa tinta deve ser utilizada somente por mão de obra qualificada e não deve ser usada em ares externas por não ter uma boa relação com os raios solares.
TIPOS DE TINTAS