Irlanda do Norte
Nomes: Marcel Ramos, Leonardo Souza, Guilherme Barcelos e Wagner Lucas.
Turma: 82
Professor(a): Alexandre
Disciplina: Geografia
Porto Alegre, 17 de Maio de 2014
Introdução
Este trabalho tem como objetivo falar sobre os aspectos históricos e geográficos da Irlanda do Norte.
Aspectos Geográficos
A Irlanda do Norte (Northern Ireland) possui uma área de 13.843 km² com uma população de 1,78 milhão habitantes. É dividida em 6 condados (Antrim, Armagh, de Down, Fermanagh, Tyrone e Londonderry), sendo Belfast a capital do país. Os principais idiomas são o inglês e o irlandês.
Aspectos Históricos O território da Irlanda começou a ser colonizado pelos britânicos a partir do século XII, por causa da formação das monarquias nacionais e pela falta de terras. Para consolidar o domínio inglês nesta região, foi assinado o tratado de Windsor. De acordo com o mesmo, as leis inglesas passariam a valer também no território irlandês. Desse modo, o território que era de pessoas católicas passou a aceitar leis de uma população formada em grande parte por católicos protestantes. Depois da Guerra de Independência da Irlanda, os irlandeses e os britânicos fizeram um acordo denominado de Tratado Anglo-irlandês, e criaram um novo sistema legal irlandês. O novo estado era composto de todos os condados exceto os que formaram a Irlanda do Norte, pelo Ato do Governo da Irlanda de 1920. A Irlanda do Norte poderia ser independente, ou permanecer no domínio britânico, que foi o que aconteceu.
Houveram muitas discriminações aos católicos da Irlanda do Norte, que em sua defesa contra os protestantes e os ingleses criaram o IRA (Irish Republican Army), um grupo paramilitar nacionalista que buscava garantir a autonomia da Irlanda do Norte, que fora anteriormente distribuída aos protestantes pelo governo inglês. O IRA atuava por meio de conflitos armados e atos de terrorismo, com seu principal alvo sendo a Inglaterra. Em 2005 o IRA