Iogurte natural
Costa, J.S.; Oliveira, S.S.S.
INTRODUÇÃO
O processo de fermentação lática,causa transformações favoráveis e outras indesejáveis nos alimentos. É uma solução alcoólica de cânfora, que é uma substância branca, cristalina, com forte odor característico e obtida a partir da seiva da árvore Canforeiro. Ultimamente, tem-se utilizado muito a cânfora na indústria de cosméticos.
Sendo de uso externo, é utilizado com sedativo cutâneo, nas contusões, luxações e dores reumáticas, proporcionando uma sensação de refrescância na pele.
Seu uso, assim como dos demais medicamentos, deve ser de ciência de um médico, uma vez que a cânfora em gestantes pode atravessar a barreira placentária, provocando efeitos embriotóxicos e abortivos.
2- MATERIAL E MÉTODOS
2.1 Material (materiais e equipamentos utilizados):
2 colheres
2 Panelas de alumínio
Fogão
Geladeira
Termômetro
Leite líquido
Iorgute natural integral Recheio de doce de cupuaçu
2.2- PROCESSAMENTO A elaboração do iorgute iniciou-se colocando um 1L de leite em uma panela de inox e levando ao fogo para aquecer a uma temperatura a 85º por aproximadamente 3 min., sempre mexendo e conferindo a temperatura com um termômetro. Atingida a temperatura de 85ºC, e desligada a chama, sendo que a panela permaneceu tampada por 10 minutos. Após os 10 minutos, foi iniciado o processo de resfriamento do leite até atingir a temperatura ambiente de 38 a 45ºC. Atingida a temperatura foi adicionado o conteúdo do iorgute natural integral até fazer a inoculação e mexendo por alguns segundos. Este processo irá levar 6 horas para se completar, para acelerar esse processo foi embrulhada a vasilha e tampada com panos de prato, e conservada no forno (desligado) ou em ambiente fechado.
Após esse período foi levado á geladeira para conservar.
RESULTADOS E DISCUSSÕES.
O iorgute natural teve um rendimento de aproximadamente um litro, apresentando uma consistência cremosa e um