RELATÓRIO AULA PRÁTICA ELABORAÇÃO DE IOGURTE
880 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁCENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLÓGICO CAMPUS XX
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS DE TECNOLOGIA DE FERMENTADOS E
ACIDIFICADOS
DISCENTES: ELLIDA THALLITA
FRANCISCA MARIANE
JOELY BRITO
LAISA ALVES
MARIA NAIARA
VIVIA MOREIRA
FABRICAÇÃO DE IOGURTE DO TIPO COMUM E DO TIPO GREGO
CASTANHAL – PARÁ
15/12/14
2- OBJETIVO
Produzir iogurte a partir da fermentação lática do leite através de iogurte já fabricado. Em seguida, com o produto obtido dessa fermentação gerar o iogurte do tipo grego.
3- INTRODUÇÃO
A fermentação do leite é feita em muitos países do mundo, por diferentes métodos, resultando em vários produtos de leite fermentado, sendo o iogurte o mais comum e também o mais consumido. Os produtos variam, consideravelmente, em composição, flavor e textura, de acordo com a natureza dos microrganismos fermentadores, do tipo de leite e do processo usado na fabricação (Deeth & Tamine,
1981).
O iogurte é definido como o produto adicionado ou não de outras substâncias alimentícias, obtido por coagulação e diminuição do pH do leite, ou leite reconstituído, adicionado ou não, de outros produtos lácteos, por fermentação láctea mediante a ação proto-simbiótica de Lactobacillus delbruckii subsp bulgaricus e
Streptococcus
thermophilus,
aos
quais
pode
se
acompanhar,
de
forma
complementar, outras bactérias ácido-lácticas que, por sua atividade, contribuem para a determinação das características do produto final (BRASIL, 2000).
Existem diferentes tipos de iogurte, este relatório irá abordar a elaboração do iogurte natural e iogurte do tipo grego. O iogurte natural é obtido através da fermentação do leite pela ação de bactérias láticas podendo ser aromatizados, e o iogurte do tipo grego é obtido a partir do iogurte natural, este é diferenciado pelo processo de dessoragem em sacos de pano, isto para pequena escala e a nível industrial por centrifugação, e por apresentar maior viscosidade.