Iogurte de leite de cabra
Neyd Maria Makiolka Montingelli - Psicóloga com especialização na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Leite
O iogurte é um derivado do leite obtido pela fermentação com a adição de streptococcus thermophilus e lactobacillus bulgaricus. É considerado o 'cosmético da alimentação' devido as suas diversas propriedades e é agregado de valores terapêuticos e probióticos à melhora da saúde, da nutrição, alta digestibilidade e associado à vontade de vencer, aos esportes, reunião em família, energia, beleza e natureza.
As primeiras pesquisas encontraram vestígios de uso do iogurte por volta de mais de 3.500 anos A.C. E na região da Turquia as bactérias ácidas das bolsas feitas com peles de cabras que transportavam o leite, mais o calor do deserto e dos corpos de animais e dos viajantes, favoreciam a fermentação e o transformavam em uma coalhada fina e mole. Llia Metchnikoff(1910) biólogo russo, pesquisou e conseguiu isolar o bacilo do iogurte, componente básico da alimentação da população da Bulgária, conhecida pela sua longevidade.
Tem-se notícia que a 1ª indústria de iogurte tenha surgido na França por volta de 1920 pelo fundador da Danone Mundial. Nos EUA em 1940 e no Brasil em 1965. Os maiores consumidores de iogurte no mundo são os países da Europa e Ásia. A Bulgária está em 1° lugar com 30kg/ano/hab. No Brasil estima-se um consumo de 2kg/ano/hab, isto levando-se em conta o uso principalmente pelas crianças de 1 a 12 anos.
A produção média anual gira em torno de 400 mil ton/ano, sendo mais de 70% de toda a produção de lácteos do país. Nos últimos 10 anos o consumo tem aumentado mais de 100%. Segundo pesquisa do IBGE, em 2007 foi o produto que mais cresceu em consumo dos brasileiros. O valor das vendas cresceu 32% em relação ao ano anterior. Isso se deve à produção de iogurte com frutas diferentes e exóticas, composições light e diet com adição de cálcio, ferro e vitaminas. E ainda assim o