Invenção de produto
COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA
JÉSSICA BARRETO DE ALMEIDA
VICTOR ARAGÃO FEITOSA DE SOUSA
PULSEIRA DE ALERTA PARA CRIANÇAS
Aracaju, 2013
JÉSSICA BARRETO DE ALMEIDA VICTOR ARAGÃO FEITOSA DE SOUSA
PULSEIRA DE ALERTA PARA CRIANÇAS
Trabalho entregue à Universidade Tiradentes como requisito de avaliação da I unidade da disciplina Métodos e Técnicas para a produção de Ideias ministrada pelo Professor Evandro Neto.
Aracaju, 2013
1. CONCEITO
O produto se caracteriza em duas ou três pulseiras, uma para a mãe ou pai (ou para ambos), e outra na criança. Junto com as pulseiras, também viriam adesivos para serem colados em partes da casa que colocariam a criança em perigo, como escadas, piscinas, banheira, circuitos elétricos, objetos perfurantes, produtos de limpeza, fogão, e tudo que põe em risco a vida da criança. Além disso, elas mediriam em tempo real alguns sinais do corpo, como temperatura, batimentos cardíacos, e respiração. Esses dados poderiam ser usados tanto para segurança momentânea da criança, como para alertar sobre a saúde, e sobre futuros diagnósticos. As pulseiras vibram quando a criança chega a certa distância do perigo, aumentando a vibração e mudando sua cor de acordo com seus movimentos de aproximação com os adesivos, também emitindo alertas para mudanças bruscas em seus sinais vitais.
2. JUSTIFICATIVA
No Brasil, afogamentos são a segunda causa de morte e a sétima de hospitalização, entre acidentes, na faixa etária de 1 a 14 anos. Segundo o Ministério da Saúde, só em 2010, 1.184 crianças de até 14 anos morreram vítimas de afogamentos, uma média diária de quase 3 óbitos, 62.766 foram hospitalizadas vítimas de quedas e 4.392 crianças também nessa faixa foram hospitalizadas vítimas de intoxicação. Nosso produto visa dar um novo horizonte a essa infeliz realidade, sendo um aliado as já conhecidas medidas preventivas de segurança da