a história da escravidão
HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL ATÉ OS DIAS DE HOJE
SETEMBRO/2013
CORINA UZAE DOS SANTOS
HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL ATÉ OS DIAS DE HOJE
Projeto de Pesquisa apresentado a Faculdade Internacional de Curitiba, como requisito parcial para aprovação na disciplina Metodologia de Pesquisa e elaboração do trabalho de conclusão do curso, sob a orientação da professora: Sandra Teixeira dos Santos.
SETEMBRO/2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 06
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 07
3.1. OS NEGROS 07
3.2. OS ÍNDIOS 11
3.3. OS ESCRAVOS CONTEMPORÂNEOS 12
4. JUSTIFICATIVA 18
5. FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES 19
6. OBJETIVOS 20
6.1. OBJETIVO GERAL 20
6.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 20
7. METODOLOGIA 21
8. CRONOGRAMA 22
9. REFERÊNCIAS 23
1. INTRODUÇÃO
O tema proposto visa abordar a história da escravidão no Brasil até os dias de hoje e os diferentes tipos de escravidão, a escravidão indígena diferenciada da negra no Brasil Colonial e a escravidão contemporânea. Analisando o emprego do serviço forçoso praticado no Brasil colonial comparando a escravidão do índio com a do negro e chegando ao nosso tempo, reconhecendo para tanto as formas de resistência indígena e negra à escravidão, bem como, entender o conceito nos dias atuais.
Vamos nos aprofundar na exploração da costa africana em busca do caminho para índias que permitiu aos portugueses a captura, em 1441, de um pequeno grupo de negros, e como os escravos eram destinados aos serviços domésticos e às plantações de açúcar na ilha da madeira e no arquipélago dos Açores. A viagem da África para Brasil era uma verdadeira tragédia e os escravos vinham amontoados e acorrentados nos porões dos navios