Escravidao e Resistencia Historia
Os portugueses foram os primeiros a realizar o comercio de scravos africanos através do atlântico, isso oi possível dps dos portugueses terem dominados regiões litoraneas na áfrica. Eles levavam mercadorias (tecido,tabaco e armas) p costa africana e troavam por escravos
Resistência: os africanos trazidos para o brasil resistiam a escravidão de diversas maneiras, ora promovendo uma luta aberta contra o sistema, ora se adaptando a certas condições.
Violência contra si mesmos: algumas mulheres provocavam abortos para evitar q seus filhos fossem escravos, outros chegavam a praticar suicídios
Fugas: eram constantes, muitas vezes a na maioria das vezes formavam comunidades, chamados quilombos com organizações sociais próprias e uma rede de alianças de diversos grupos na sociedade.
Confrontos: alguns escravos se rebelavam, agiam com violência, boicotavam os trabalhos e reduziam ou paralisavam as atividades.
Negociações: Muitos escravos faziam acordos de cumprir as exigências de obdiencia e trabalho em troca de um melhor padrão de sobrevivência e da conquista de espaço para expressão de sua cultura.
Quilombo dos palmares: é o quilombo mais importante da historia, onde hoje fica situado alagoas. Em palmares eles criavam gados cultivavam milho, feijão, cana de açúcar, além de realizar comercio com os povos próximos.
O quilombo resisiteiu por 65 anos, resistindo a varias expedições militares, ele chegou a ter 20k habitantes.
Em 1694 cerca de 6k homens e o bandeirantes Domingo Jorge Velho foram enviados pelo governo para acabar com os palmares. Como já estavam sem armas e munições, ao final do combate o quilombo foi destruído e sua população massacrada, o líder Zumbi conseguiu escapar, mas foi morto um ano dps tendo sua cabeça cortada e exposta em praça publica em recife.