HUMILHAÇÃO SOCIAL – UM PROBLEMA POLÍTICO EM PSICOLOGIA
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PÓLO TABOÃO DA SERRA
Serviço Social
II Semestre
PSICOLOGIA SOCIAL CONTEMPORÂNEA
Atividades Práticas Supervisionadas:
RELATÓRIO FINAL
Aluna:
LENILDES DOS SANTOS LIMA RA: 5304952821
Taboão da Serra, 17 de abril de 2013
OBJETIVO
A presente pesquisa tem por objetivo proporcionar conhecimentos ligados à questão da humilhação social e vários outros fenômenos relacionados diretamente ao tema e assim criar aproximação com o conceito de humilhação social e a invisibilidade pública e na identificação desses fenômenos na vida cotidiana e capacidade de perceber as demandas sociais presentes na sociedade.
Através deste estudo esperamos está construindo um saber próprio, que ampliem os conhecimentos, colabore para o crescimento e reflita não só na prática de futuros Assistentes Sociais, mas também nas pessoas atendidas por eles, que esperamos serem a grande maioria tão carente da nossa população .
A presente pesquisa de trata de um conjunto de artigos, fruto de muito estudo e empenho, comprometido com uma postura crítica, visando promover relações sociais sem discriminação, que não neguem o poder que nos diferencia , mas que têm por objetivo único produzir igualdade, respeitando as diferenças individuais. Pretendemos ainda que seja um recurso útil de ensino e aprendizagem
INTRODUÇÃO
Durante o estudo verificamos que a desigualdade social é a principal responsável pelas humilhações às quais os trabalhadores, sobretudo os que compõem as camadas mais pobres da sociedade são expostos diariamente e que vem sendo alvo de uma sociedade desigual.
Estudando a Psicologia Social, como ciência social, aprendemos não devemos estudar o homem em separado, antes sob o contexto da sua coletividade. No campo profissional não é diferente , pois trata das