ESTUDO DA SOLUBILIDADE DOS COMPOSTOS
A busca pela inovação está cada vez mais acirrada, afinal, quem não quer ser reconhecido por ser o criador de um produto ou processo capaz de suprir uma necessidade comum a todos? Essa implacável disputa leva a um crescimento exponencial, além de beneficiar a toda sociedade. Porém, a quem agradecer por um produto ou processo inovador? Como saber se uma invenção é inovadora? Como mensurar o valor de uma inovação? Quem é o responsável por definir o que é invenção, e se é passível de algum tipo de registro por parte do inventor? Como comprovar que uma invenção, é sua invenção? Questões como estas são inevitáveis. Muito se fala em inovação no cenário atual, mas ainda há muita confusão quanto o assunto é “Propriedade Intelectual” e suas vertentes, tema que gera desde acordos milionários à extensos processos judiciais. Entre o mais simples indivíduo social, e as maiores empresas mundiais de tecnologia, todos querem uma invenção para chamar de sua.
Palavras-chave: inovação; invenção; registro; patente; serviços; propriedade.
ÍNDICE
Introdução 4
1. Invenção 5 - O que é? - Da ideia ao protótipo. - “Sua” invenção revolucionária, pode ser “furtada”. - Como protegê-la?
2. Propriedade intelectual 7 - Como e por que surgiu? - Vertentes da propriedade intelectual - Minha invenção pode ser protegida? - Onde ela se encaixa? - Isso funciona? - Quem me garante?
3. Registro e Patente 10 - Qual a diferença? - Minha invenção, é registrável ou patenteável? - O que eu ganho com isso? - Como fazer?
4. Serviços de propriedade intelectual 12 - O que são? - Posso fazer por conta própria? - Quanto vai me custar? - Posso confiar? - Como funciona esse sistema?
5. Burocracia 13 - É só falar que é minha? - Qual o passo a passo? - Quanto tempo leva? - Quando posso