Introdução ás ciências sociais
Introdução às Ciências Sociais – textos para estudo 1ª parte – 2014
O que é Ciência?
Quase todo cidadão com curso secundário tem noção aproximada de ciência. Algum elemento importante do conceito está quase sempre presente em qualquer explicação que se dê de ciência. Os mais freqüentes são: certeza, previsão e lei. Assim, a lei da gravidade que explica, em nosso planeta, a queda dos corpos, a previsão de chuva, através do calor, dos ventos, da umidade do ar e das nuvens e, finalmente, a certeza da existência do livro que estou lendo. Várias tem sido as definições de ciência, todas porém coincidem na indicação de alguns quesitos indispensáveis para sua compreensão. Ciência é o conjunto de conhecimentos obtidos através da investigação sistemática, objetiva e empírica. Eis uma definição cuja compreensão é a seguinte.
Primeiro, vários conhecimentos vinculados entre si, formando uma teoria que constantemente está sendo posta à prova.
Segundo, esta teoria ou conjunto de conhecimentos foi gerado por investigação (estudo, pesquisa, busca de dados) sistemática, ou seja, metódica, dentro da lógica ou coerência.
Terceiro, a investigação é objetiva, isto é, visa à verdade, retrata fielmente o objeto ou fenômeno estudado, sem opiniões pessoais dos pesquisadores a interferir nos resultados. Quarto, investigação empírica indica que o conhecimento é fruto da experiência, de tentativas de repetir o fenômeno, para se assegurar, com certeza, de seus resultados.
Diante desta qualificação, percebe-se que ciência é um tanto diferente de bom-senso, de crenças, de opiniões, de religião. O bom-senso, ou senso comum, é o saber adquirido pelo indivíduo através do grupo social em que vive, dos valores, das experiências desse grupo. Pode ser precioso auxiliar na ciência. A religião já é bem diferente, pois engloba crenças e valores sobrenaturais que o indivíduo recebe ou busca pelo estudo, guardados pela fé que passa a nortear seu comportamento. É um mundo