Introduçao as ciencias sociais
Os grandes ramos das Ciências Sociais.
As ciências sociais e humanas tem como objectivo o estudo das relações que os homens estabelecem entre si, procuram o entendimento das acções humanas e interessam-se pelo modo de actuar pela vida em grupo.
Repartem-se em dois grandes ramos:
1. Ciências sociais normativas
Tem por objecto os estudos científicos das normas ou regras de conduta humana em sociedade, são ciências que pertencem ao mundo do “solene”, o mundo do dever ser, estudam a realidade social tal como ela deve ser:
Exemplos: - A estética tem como objecto a teoria normativa do belo; - A Lógica tem como objecto a teoria normativa do apuramento da verdade; - A Epistemologia teoria que vai estudar a relação sujeito objecto do apuramento da verdade dos factos; - A moral teoria normativa de conduta humana sujeita ao dever praticar o bem; - A Ética, ciência dos bons costumes.
2. Ciências sociais positivas
Tem por objecto a observação e a interpretação empírica dos factos sociais.
Tem duas propriedades:
Objectivas: são ciências que dizem respeito à imparcialidade científica, não deve interferir com os gostos pessoais na análise.
Empíricas
Dividem-se em dois ramos:
1- Globalizante: são disciplinas que abarcam todo o social, têm uma visão genérica do social.
Exemplo: História – tem por objectivo o estudo dos acontecimentos do passado, no sentido lacto, no sentido mais restrito estuda o homem como elemento social. Situado num contexto passado, a história é uma ciência ideográfica não generalizante. Estuda os factos únicos e irrepetíveis, interessa-se pela descrição dos factos. A história do presente narra acontecimentos contemporâneos ou actuais, ex: guerra do Vietname, Afeganistão, Irão-Iraque etc.
Etnologia- nesta ciência encontramos o verdadeiro cientista social, compara e sintetiza os materiais. A palavra provém do latim ethnos (usos e costumes) + logos.