Introdução as ciências sociais
Conceito
Ciências sociais é um ramo da ciência, que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos.
As ciências sociais estudam as interações humanas e, assim, pode-se dizer que se preocupam com o comportamento humano.
Objeto - o próprio ser humano que é, ao mesmo tempo, observado e observador.
A reflexão sobre todos e quaisquer fenômenos da vida humana traz a ascensão da RAZÃO sobre o senso COMUM.
Surgimento das Ciências Sociais
A Sociologia, surgiu no século XIX é considerada a “mãe” de todas as Ciências Sociais, consiste no estudo científico e sistemático do comportamento humano que é construído pela sociedade, bem como no estudo das interações entre os homens.
A Sociologia surge no momento de desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. É resultado do trabalho de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações sociais, econômicas, políticas e culturais.
As consequências da rápida industrialização e urbanização levaram ao aumento da prostituição, do alcoolismo, da criminalidade, e de miséria. A sociedade passou a ser um problema, um objeto que precisava ser investigado e modificado.
A história das Ciências Sociais
Com o fim do Século XVIII e com o Iluminismo, a Ciência, como um todo, buscava o seu espaço como fundamento que pudesse aferir verdades aos fenômenos.
No Iluminismo, as ideias de racionalidade e liberdade se convertem em valores supremos. A racionalidade, nesse contexto, é compreendida como a capacidade humana de pensar e escolher.
Principais Pensadores
Auguste Comte foi o primeiro a pensar uma Ciências que pudesse direcionar um olhar metodológico à sociedade, retirando, da mesma, conceitos a partir de experimentos. Chamou essa Ciência de POSITIVISMO.
Entretanto, somente no Séc. XIX Emile Durkheim criou a Cadeira de Sociologia na Universidade de Sourbone, na França e,