África-brasil: um elo de herança ancestral
O projeto consiste na divulgação, valorização e reconhecimento das culturas africana e de afro-descendência e de sua identidade histórica. Tratamos dos maiores problemas enfrentados pelos negros no país e abordamos algumas soluções referentes à questão étnico-racial. Mostramos aqui o elo África-Brasil como um momento de memória viva e de resgate das nossas heranças genéticas, históricas e culturais – elo este que faz tecer o fio da gênese ancestral reunindo estes dois mundos que um dia foi único.
Público
1.072 alunos do Ensino Fundamental (sendo 20 alunos-monitores) e 20 professores da EM Nações Unidas
Duração do projeto
Desde 2006
Objetivos Ilustração: Didiu Branco
A escola de hoje tem de estar preparada para o trabalho de cidadania e de inclusão digital. Nosso projeto tem como objetivo a inserção da Internet como a principal mídia educativa e ferramenta de trabalho. Queremos integrar espaços além da sala de aula, de maneira a proporcionar aos nossos alunos, pelo acesso à tecnologia digital, a oportunidade e o prazer para o desenvolvimento de suas capacidades e para a construção de seu conhecimento. Fomentamos o trabalho em equipe e atuamos de acordo com o nosso projeto pedagógico: “Ler o mundo e tornar-se cidadão”.
Portais e ferramentas da Internet utilizados
Uniblog
MEC
Com Ciência
Canal Futura
Ritos de Angola
Africa Guide
Caminhos da Terra
Étnica
Academia do samba
África Lusófona
EducaTerra
Capoeira do Brasil
Música do mundo
Cultura do Nordeste
Fundaj
Porta Curtas
Demais recursos utilizados na sala de informática
Máquina fotográfica, softwares educativos e lúdicos, CDs, vídeos, DVDs
Conteúdos trabalhados
• Língua Portuguesa: oralidade e ancestralidade, leitura de textos narrativos e poéticos, estudo e interpretação dos provérbios africanos, linguagens artísticas, ritmos africanos: música, dança e instrumentos musicais africanos, o simbolismo das máscaras africanas.
• Matemática, em parceria