Introdução a ciencias sociais
Curso de Psicologia – 1º Período
Introdução às Ciências Sociais
Professor Robson
Resenha
Ana patricia pontes vieira
Sobral, 30 de abril de 2012
O que é Sociologia ( Carlos Benedito Martins)
Sociologia – este assunto de conceitos de técnicas e de métodos de investigação produzidos para explicar a vida social – no contexto histórico que possibilitou o seu surgimento, formação e desenvolvimento.
Na verdade, a sociologia, desde o seu início, sempre foi algo mais do que uma mera tentativa de reflexão sobre a sociologia moderna. Suas explicações sempre tiveram intenções práticas, um forte desejo de interferir no rumo desta civilização. Se o pensamento científico sempre guarda uma correspondência com a vida social na sociologia, esta influencia, é particularmente marcante. Os interesses econômicos e políticos dos grupos e das classes sociais, que na sociedade capitalista apresenta-se de forma divergente, influenciam profundamente a elaboração do pensamento sociológico.
O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia.
A revolução industrial significou algo ,mais do que a introdução da máquina a vapor e dos sucessivos aperfeiçoamentos .dos métodos produtivos. Ela representou ló triunfo da indústria capitalista, capitaneia pelo empresário capitalista que foi pouco a pouco concentrando as máquinas, as terras e as ferramentas sob o seu controle, convertendo grandes massas humanas em simples trabalhadores despossuídos.
A utilização da máquina na produção não apenas destruiu o artesão independente, que possuíam um pequeno pedaço de terra, cultivado nos seus momentos livres. Este foi também submetido a uma severa disciplina, a novas formas de conduta de reações de trabalho, completamente diferentes das vividas interiormente por ele.
País com pequenas cidades, com uma população rural dispersas, passou a comportar