Hotel Unique SP
O projeto tem a forma de um arco invertido com quase 100 metros de largura. Dois espaços vazios, que dão acesso a diferentes áreas do prédio, descem de uma altura de 25 metros em curva, ponto que valoriza as características urbanas da obra.
Ao definir a forma, como um longo arco invertido (quase 100 m de comprimento) com 2 empenas laterais de concreto, procuramos caracterizar como um conceito de hotel-urbano.
O acesso do hotel é pelo grande espaço vazado do lado direito e o acesso ao Centro de Eventos é, simetricamente, pelo grande vazado do lado esquerdo. Esses dois espaços vazados, que começam com 25 m de altura, e descem em curva, constituem um forte elemento dessa característica urbana da obra.
As janelas circulares, de 1,80 m de diâmetro, permitiu uma composição dinâmica na fachada, acentuada pelo revestimento em placas de cobre pré-oxidadas em três tons de verde.
O hotel é composto de 6 pavimentos (totalizando 96 apartamentos). No térreo, com pé direito duplo e curvo, localizam-se a recepção, bar e área de apoio, onde foi projetada toda uma parede de vidro transparente com muita suavidade, possibilitando uma “conversa” entre o lobby do hotel e a rua da cidade.
O restaurante, na cobertura, com a necessária leveza, obtida com detalhes de vidro e respectiva estrutura metálica, tem uma vista privilegiada para a cidade de São Paulo.
O centro de eventos, no 1º subsolo, constituído de salões modulados, totalizando área para 1.500 pessoas. E, 3 subsolos completam o edifício, para estacionamento e área de infra-estrutura.
O espaço interno acompanha o desenho externo: os corredores dos apartamentos são curvos, buscando a luz natural das janelas circulares.
Embora a estrutura dê a impressão de estar sustentada por duas empenas laterais de concreto, estas não têm função estrutural. Servem apenas como