Estudo de caso HOTEL UNIQUE
O Hotel Unique está localizado em um corredorcomercial em meio a uma arborizada zona residencial com gabarito máximo de 25 andares.
Endereço: Avenida Brigadeiro Luiz Antônio,
4700 - Jardim Paulista São Paulo - SP
Cep: 01402-002.
HOTEL UNIQUE
Logotipo Hotel Unique
Apresentação
Localização
Fachada principal
Desde o início de 2000, a construção de um volume inusitado chamava a atenção de quem transitava pelas imediações do parque Ibirapuera, em São Paulo. A partir de setembro de 2002, o mistério revelou-se no Unique, um projeto arquitetônico único, assinado pelo mestre Ruy Ohtake. Ambientação interna única, cuidada por João
Armentano. Solução paisagística única, criada por Gilberto Elkis. Gastronomia única, idealizada por Emmanuel Bassoleil.E construção única, praticamente “esculpida” pela Método Engenharia.
“O projeto tem a cara de São Paulo metrópole, São Paulo contemporânea, com o conteúdo da arquitetura brasileira e, com certeza, uma importante referência”, resume Ohtake.
Informações técnicas
O projeto do hotel Unique, reete a expressão da linha conceitual desenvolvida por
Ohtake ao longo de sua trajetória, muito semelhante a de Oscar Niemeyer. Segundo
Segre, o universo formal desses arquitetos e a procura pela ‘brasilidade’, sempre foi expresso por imagens voltadas para o futuro, que no inconsciente podem até assumir uma herança histórica, alheias as representações vernaculares ou regionalistas.
O projeto conta com uma área construída de 24.953m², o que fez com que o arquiteto decidisse por um volume principal de seis andares. Nele, estão os 95 apartamentos, com janelas circulares e áreas variando entre 36m² e 250m², mas a suíte presidencial com 321m². A construção está recuada 35m da rua. Esse volume principal possui a forma de um arco invertido, é suspenso do solo e revestido por concreto, madeira e cobre.
O projeto engloba técnicas construtivas e elementos de estrutura para manter a perfeita harmonia idealizada por Ohtake. A utilização de