Introdução a adm
Toda organização desempenha processos organizais que podem ser subdivididos em sub-processos, atividades, e tarefas. Cada uma dessas tarefas utiliza recursos, sejam eles financeiros, materiais, tecnológicos ou humanos. É a utilização racional destes recursos, visando atingir os objetivos da organização, a maior responsabilidade do administrador.
Após a divisão do trabalho, a estrutura da organização pode ser dividida em três níveis administrativos: o nível institucional ou estratégico, que é formado pela alta gestão (diretores, presidentes, vice-presidentes, etc.); o nível intermediário ou tático, formado pelos gerentes; e o nível operacional, composto pelos supervisores.
Em todos os níveis e cargos são exigidas em diferentes proporções as 3 habilidades administrativas: a habilidade conceitual, que abrange entender o funcionamento da empresa como um todo, a que cada setor ou unidade se destina, compreender por que e para que cada departamento existe, ter visão de mercado, entender a relação com a concorrência e com a economia; a habilidade humana, que se resume em saber lidar com pessoas, se comunicar, liderar e coordenar esforços; e a habilidade técnica, que é a operacional, saber como a produção é feita, como ela funciona, etc. Apesar de todos os cargos exigirem as três habilidades, as proporções entre elas variam com o nível hierárquico. Os três níveis exigem bastante a habilidade humana. O nível institucional exige muito a