Introdução a ADM
A palavra Administração vem do latim, onde:
Ad = direção para, tendência para.
Mister = subordinação, obediência, e significa: aquele que realiza uma função abaixo do comandante de outrem.
No entanto, a palavra sofre uma radical transformação no seu significado original. A tarefa da Administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação empresarial através de planejamento, organização, direção, controle de todos os níveis da empresa a fim de atingir os objetivos.
Em todas as organizações, de uma forma ou de outra, a administração se faz presente, em algumas o sucesso prevalece, porém em outras nem sempre.
É a partir deste pressuposto que desenvolve-se este trabalho, baseando-se estritamente na importância da administração nas organizações.
Primeiramente expõem-se conceitos de administração e organização e no decorrer do mesmo, demonstrara-se as habilidades, as tarefas e as técnicas necessárias, para se administrar uma organização. Também se apresentará as características que os administradores precisam ter, para ele e a organização obterem maior sucesso e os tipos de organizações existentes e quais suas finalidades.
É preciso considerar a Administração também como ciência social, onde na sua conceituação ela existe para apoiar, para ajudar e que a sua missão só é válida quando respeita os princípios da ética, moral, sem comprometer o futuro das instituições, da comunidade e da nação, isto é, como atividade que mais colabora com a melhoria da qualidade de vida.
Enfim administrar é o processo de fluir e conduzir o comportamento das pessoas para garantir a sobrevivência, o crescimento e a saúde das organizações.
Desenvolvimento
O departamento de Recursos Humanos de uma empresa deve ter destaque porque cabe a este, o papel fundamental dentro da organização de administrar, planejar, recrutar e selecionar pessoas, e principalmente treinar, objetivando o desenvolvimento das competências individuais e