engenharia
Este diagrama é mais uma das sete ferramentas básicas da qualidade. O diagrama de causas e efeito, também conhecido como diagrama de Ishikawa ou espinha de peixe é uma ferramenta utilizada para analise de dispersões no processo. O nome Ishikawa tem como criador, Kaoru Ishikawa que desenvolveu a ferramenta através de uma ideia básica: Fazer as pessoas pensarem sobre causas e razões possíveis que fazem com que um problema ocorra.
Para elaborar o diagrama Ishikawa, faz parte de o procedimento reunir as pessoas em time para realizar um brainstorming (tempestade de ideias) de formar a levantar as causas raízes que originam os problemas.
O diagrama de espinha de peixe é uma das 7 ferramentas da qualidade utilizada para o gerenciamento do controle de qualidade e sua composição leva em consideração de que as causas do problemas podem der classificadas em 6 tipos diferentes de causas principais que afetam os processos ( Método, Máquina, Medida, Meio Ambiente, Mão de Obra, Material). Justamente pelo motivo de denominação das 6 causas principais iniciarem com a letra M.
Método: Utilizado para executar o trabalho ou um procedimento
Matéria prima: Utilizada no trabalho que pode ser a causa dos problemas
Mão de obra: A pressa, imprudência ou mesmo falta de qualificação da mão de obra podem ser a cauda de muitos problemas.
Máquinas: Muitos problemas são derivados falhas de maquinas. Isto pode ser causada por falta de manutenção regular ou mesmo se for operacionalizada de forma inadequada.
Medida: Qualquer decisão tomada anteriormente pode alterar o processo e ser a causa do problema.
Meio Ambiente: Pode favorecer a ocorrência de problemas, esta relacionada neste contexto a poluição, poeira, calor, falta de espaço, etc.
Existe um sétimo M que tem a origem na palavra em inglês Management que por sua vez está relacionado à gestão.
Benefícios do Diagrama de Causas e Efeito
O diagrama é de fácil leitura;
Colabora para aperfeiçoar