Introdução a adm
O planejamento é uma decorrência natural do comportamento das pessoas.
O planejamento não se refere a decisões futuras.
Ele é executado no presente: seus resultados é que se projetam no futuro. Todo plano requer um prazo para sua implantação. Se não planejarmos no presente, não teremos condições de implantarmos o que desejamos no futuro. Não existem decisões futuras, decisões são sempre tomadas no presente.
O planejamento não se refere a decisões futuras. Ele é executado no presente: seus resultados é que se projetam no futuro. Todo plano requer um prazo para sua implantação. Se não planejarmos no presente, não teremos condições de implantarmos o que desejamos no futuro. Não existem decisões futuras, decisões são sempre tomadas no presente.
IMPORTÂNCIA DO LONGO PRAZO
“Sabedoria é a qualidade de ver as conseqüências de longo prazo das ações presentes, a disposição para sacrificar ganhos de curto prazo a fim de obter vantagens maiores a longo prazo, a capacidade de controlar o que é controlável e de não se preocupar com aquilo que não o é. Portanto, a essência da sabedoria é a preocupação com o futuro.”
Russel L. Ackoff
PLANEJAMENTO
Planejamento é a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado. Planejamento é a determinação consciente de cursos de ação, isto é, dos rumos, com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa disponível. Ele engloba decisões com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa. Podemos imaginar o planejamento como uma ponte que vai do ponto em que estamos aonde queremos chegar.
PLANEJAR É DECIDIR ANTECIPADAMENTE
O PLANEJAMENTO DEVE IDENTIFICAR