Introdução de Monografia
Identificação e justificativa do assunto
Depois da contextualização, apresenta-se o tema de estudo. Para isso: a) descreve-se rapidamente a empresa (ou ambiente de estudo); b) apresenta-se o problema administrativo que está ocorrendo; c) define-se o tema que será estudado. É importante observar que, diante de um problema administrativo, pode haver várias possibilidades de temas de estudo e, justamente por isso, o tema deve ficar especificado de forma bastante clara, para que o leitor saiba efetivamente o que será desenvolvido no estudo.
Depois, em parágrafos distintos, se explica a importância de estudar o assunto, ou seja, justifica-se porque o assunto merece ser pesquisado. Há três grupos principais de justificativa:
a) teórica, ou seja, qual a contribuição do estudo para a ciência; b) empírica, ou seja, qual a contribuição que o estudo traz a prática, para o trabalho do dia-a-dia dos envolvidos e/ou interessados no assunto; c) social, ou seja, qual a contribuição da pesquisa para a sociedade como um todo e/ou para o grupo social que pode ser atingido pelos resultados da pesquisa. Esta última justificativa (social) normalmente é utilizada em projetos ou estudos na área da administração pública e em organizações do Terceiro Setor.
Por fim, num único parágrafo e numa sentença bem objetiva e clara, se coloca a pergunta de pesquisa, ou seja: o que o estudo quer mostrar?
É facultativo colocar o problema de pesquisa no final do item 1.1 ou, então, junto à descrição do tema de estudo (antes da justificativa). Também admite-se dividir este item em dois, sendo um para o tema e problema e outro para as justificativas.
Objetivos
No Objetivo Geral deve-se enunciar, numa frase única que começa com verbo no infinitivo, qual o objetivo central do trabalho.
No campo Objetivos Específicos deve-se:
- Descrever, em quantos tópicos necessários for, quais os objetivos intermediários necessários para atingir o