introdução de monografia
O referido trabalho visa apresentar a importâcia da contação de história no desenvolvimento infantil juntamente com seus recursos, didáticas e elementos essenciais para uma aprendizagem.
Narrar histórias é um fato cotidiano, presente na vida das pessoas das mais diferentes classes sociais, sendo transmitido entre os antepassados, preservando o seu objetivo primordial. Para Leardini ( 2006, p.26) o ato de contar história é uma forma de encantar criançase adultos com a magia que representa.
Contar histórias é uma prática que ocupa a imaginação das pessoas há milhares de anos. Gente de todos os lugares conta histórias para divertir, ensinar, relembrar ou apenas passar o tempo. Muito antes de existir a escrita já se contava história. Mesmo com a escritas de livros de ficcão e representadas em filmes, em programas de televisão, em revista de quadrinhos e em jogos ainda há a tradição de contar histórias oralmente.
A contação de histórias, conduzida em um ambiente agradável, é uma das grandes oportunidades de desenvolvimento da imaginação infantil. É uma das atividades mais antigas do ser humano, servindo inicialmente para contar fatos recentes ou episódios passados, formando agrupamentos fortalecidos e comunidades com identidade e origem. Estes são momentos nos quais abrem-se oportunidades importantes para a construção de uma identidade social e cultural que será apresentada a criança. Por meio delas podemos enriquecer as experiências infantis, desenvolvendo a linguagem, ampliando vocabulário, formando o caráter, a confiança no bem e proporcionando a ela viver o imaginário.
Contar ou ler histórias para as crianças possibilita suscitar o imaginário infantil, responder perguntas, encontrar e criar novas idéias, estimular o intelecto, descobrir o mundo imenso dos conflitos, das dificuldades, dos impasses, das soluções.
A força da história é tamanha que narrador e ouvintes caminham juntos na trilha do enredo e ocorre uma vibração recíproca de